O Refúgio Budista

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

  • "Tomar refúgio é o fundamento do caminho e de todos os votos. Ele distingue os buddhistas dos não-buddhistas, fornecendo-nos a proteção de todos os deuses e humanos. Ele nos faz atingir a acumulação de todas as coisas boas e auspiciosas nesta vida e nas futuras. Devemos depositar nossas mentes com as Três Jóias do refúgio: Buddha, o professor; Dharma, o protetor; e Sangha, o libertador. Quando tomar refúgio, não se iluda simplesmente falando enfaticamente as palavras, mas sim desenvolva uma confiança real nos objetos de refúgio. Então, cuidadosamente guarde todos os compromissos do refúgio".
    Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö
  • "Para entrar para o Budismo, nós devemos tomar o Buda, o Dharma e a Sangha como nosso refúgio final ou como nossos protetores contra a tempestade de sofrimento que estamos experimentando desde tempos sem princípio.
    Se houvesse alguém que não tivesse faltas, e com todas as boas qualidades, nós deveríamos tomar refúgio nessa pessoa. Portanto, devemos examinar as qualidades de um buda. Resumindo, o buda é alguém que abandonou todos os objetos de abandono, que são todas as emoções e ações etc. O buda também aperfeiçoado grande compaixão, bondade amorosa, a mente da iluminação, a sabedoria, habilidade e poder. Em razão disso, um buda é capaz de nos ajudar a nos liberarmos dos problemas e do sofrimento. Por esse motivo, o Buda é um dos principais objetos de refúgio. Por isso, o Dharma ensinado pelo Buda e pela Sangha dos discípulos de seus Arya também são merecedores de que tomemos refúgio neles".
  • Fonte: Abade Acharya Geshe Jampa Gyatso

    Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

    Um comentário:

    Unknown disse...

    gostei bastante deste blog!