Ciclo da existência insatisfatória

  • Quando Budha atingiu a iluminação, ele pensou que seria difícil alguém acreditar no que ele havia descoberto sobre a natureza da realidade e sobre a capacidade humana para a liberdade e o despertar espiritual. O primeiro ensinamento do Budha não foi sobre a bem-aventurança. A primeira coisa que ele ensinou foi a realidade do sofrimento. Primeiro reconheçam a realidade do sofrimento.
    Budha disse que existem quatro tipos de sofrimento. O primeiro o "sofrimento do sofrimento", é o sofrimento aparente, físico ou mental. A doença e a dor física são sofrimentos aparentes. Existem também os sofrimentos mentais da ansiedade, do medo e da infelicidade.
    O primeiro ensinamento de Budha em Sarnath foi sobre os sofrimentos aparentes da doença, da velhice, da morte e as muitas variações do desapontamento sobre as quais tendemos a pensar que estamos imunes. Mas é somente a ponta do iceberg do sofrimento.
    A análise resulta na tese de que sofremos porque nos identificamos ou "nos apegamos intimamente" aos constituintes da nossa identidade pessoal: "Este é meu corpo, estes são meus desejos, meus pensamentos, minhas ambições, meus medos; isto sou eu."
    Compreenda a natureza da sua própria mente e identidade, investigue a natureza do seu próprio corpo e, com a espada do insight, corte a raiz do sofrimento.
  • Alan Wallace, "Budismo com atitude."
  • Photo Sharing and Video Hosting at PhotobucketRead more

    Nenhum comentário: