skip to main |
skip to sidebar
Em um artigo de Dzongsar Jamyang Khyentse que voltei a ler sobre Shamatta, neste texto ele descreve a meditação em grupo, porque ficamos tentando ter atenção plena quando realmente estamos mais é dando atenção ao colega ao lado, não querendo ser o último a entrar no ritmo.....
Especialmente para os iniciantes, a disciplina é muito necessária. Nossos Gurus, Lamas muitas vezes nos aconselham a, às vezes, fazermos meditação juntos, em um grupo. Claro que devemos praticar individualmente, mas a prática em grupo também pode nos ajudar. Porque, temos muito orgulho, temos ego, e esse orgulho e ego sempre nos dizem para termos uma mente competitiva. Quando estamos fazendo meditação Shamata em grupo, não queremos cair no sono, não queremos parecer que somos meditadores ruins. Não temos realmente aquela coragem para dizer, "Bom, não importa se sou o pior". Queremos ser os melhores, queremos ser os mais rápidos.
Temos uma mente competitiva. Então, já que temos este tipo de
pensamento, também podemos usá-lo como uma ferramenta no caminho. Quando pudermos, de tempos em tempos, fazer meditação em grupo pode ser gratificante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário