Oferecimento de incenso

  • Num gesto simples de acender um incenso, pesquisei algo sobre o assunto que de simples não tem nada.
  • O incenso é usado em muitas religiões diferentes. Pode servir para medir o tempo consumido em uma sessão de meditação, durante um Tsog ou um ritual Tantrico, constitui uma das sete oferendas sensoriais no budismo, uma pequena oferenda pode ser por meio da queima de uma simples vara de incenso.
    No cerimonial japonês do Kodo, a cinza do arroz é usada como uma base, em outros países por ex. os Tibetanos não usariam dessa forma. Na purificação do local antes de um ritual Tantrico, um monge ajudante balança um porta incenso enquanto passa. Este é um recipiente feito geralmente de metal e pendurado por 3 pequenas correntes. Dentro dele, o incenso pulveriza lentamente, e o fumo sai com aberturas perfuradas na tampa fechada. Outra finalidade do incenso é manter insetos incômodos distantes, assim foi introduzido na filosofia Budista. Durante um sermão de Buda um monge golpeou mortalmente um mosquito. Com esse gesto despertou a atenção de todos. Buda pediu então que, no futuro, sempre fosse aceso incensos a fim manter as moscas e mosquitos distantes, para que todos pudessem mais facilmente se concentrar em ensinos do Darma, e também impedir a morte de qualquer ser senciente.
    O texto mais antigo sobre oferecimento de incenso encontrado no século oito, quando
    Padmasambhava mestre indiano que foi ao Tibete e construiu o monastério de Samye. Este manual, contendo instruções detalhadas em como executar o ritual, foi escondido então por ele para esperar a descoberta em algum tempo apropriado no futuro.
  • Nenhum comentário: