skip to main |
skip to sidebar
Na tradição Tântrica a energia é descrita em cinco categorias básicas ou Famílias de Buda: Vajra, Ratna, Padma, Karma e Buda.
Cada família búdica tem uma emoção que lhe é associada o aspecto da mente desperta. As fámilias budicas também estão associadas a cores, elementos, paisagens, direções, estações e a qualquer outro aspecto do mundofenomenal.
Vajra é associado á cólera, a qual é transmutada em Sabedoria semelhante ao espelho. Vajra também é associado ao elemento água. A água turva, turbulenta, simboliza a natureza defensiva e agressiva da cólera. Vajra é a cor branca, está ligada ao Leste, à aurora, ao inverno.
Ratna é associado ao orgulho e à terra - solidez, montanhas, pirâmides, edifícios. "Estou seguro. Sou o que sou". É um modo muito orgulhoso de olharmos para nós mesmos. Estamos sempre erguendo defesas, construindo uma fortaleza. Ratna relaciona-se com o Sul e o outono, a fertilidade, a rigueza no sentido de generosidade contínua. Possue a caracteristica de doação. De cor amarela, está ligada aos raios do Sol. Onde Vajra se associa ao cristal, Ratna é ouro, âmbar, açafrão. Ratna é muito madura e terrena, como árvora que cai ao chão e começa a apodrecer, cobrindo-se de cogumelos, enriquecida pelas ervas que crescem em seu redor.
Padma está ligada a qualidade ganaciosa de possuir. O instinto para a união, a paixão, o desejo de ser "um" com alguma coisa. Podemos querer algo mais do que podemos ter. Padma liga-se ao Oeste e a cor vermelha, ligada ao elemento fogo. No estado confuso o fogo não discrimina entre as coisas que agarra, gueima e destrói.
Padma se relaciona com a primavera, mais ligado à arte do que a ciência ou as coisas práticas.
Karma é associado à emoção da inveja, do ciúme e ao elemento vento.Irritam-nos as realizações dos outros. Sentimos que ficamos para trás e não suportamos ver que nos ultrapassam. Esse medo, essa falta de confiança em nós mesmos, está ligado ao elemento vento. Karma sugere verão do Norte. É sua eficiência que o liga a essa estação, pois é no verão que todas as coisas são ativas, crescem, executam suas funções. A cor de Karma é o verde dos vegetais e das relvas, da energia crescente.
Buda está associado ao torpor e tem uma caracteristica onipenetrante porque contém e acompanha todo o resto das emoções. A sabedoria ligada a Buda é a do espaço Oniabrangente. A qualidade do embotamento, que tudo impregna. Buda é a base ou "solo básico". É o meio ou o oxigênio que faculta o funcionamento dos outros elementos. Possui uma qualidade calma, sólida. Buda esta ligado a cor azul, a fresca e espaçosa qualidade do céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário