A gentileza de todos
No budismo, o egocentrismo é compreendido como uma forma de ignorância e a centralidade em si é a ignorância em ação.
Shantideva perguntou a si mesmo: "Como posso apreciar o ciclo da existência quando inimigos constantes e duradouros, que são a única causa das correntes e das inundações de adversidades, habitam destemidamente em meu coração?"
A única solução é purificar a mente para que elas não nos torturem mais.
Uma prática é sobre a gentileza dos outros, que é dividida em duas categorias: pessoas de quem gostamos e pessoas de quem não gostamos. Meditar sobre a gentileza dos outros não é difícil, se estiver relacionado a pessoas queridas.
Meditar sobre a gentileza das pessoas de quem não gostamos é mais difícil.
Na visão budista, carregamos em nós as fontes do nosso próprio sofrimento. A pessoa que é arrogante, dominadora, desatenciosa ou manipuladora será a primeira a sofrer destas aflições. Uma pessoa desagradável cuja natureza de buda é obscurecida, é um excelente alvo pra o tonglen. Pessoas assim nos fornecem - intencionalmente ou não - oportunidades para cultivar a paciência e a compaixão, duas das virtudes indispensáveis no caminho para a iluminação.
Os humanos possuem um espectro de expêriencia que nenhum outro ser senciente tem. Da alegria à miséria, tudo está no reino humano. Os deuses devem desfrutar de uma alegria maior e de poderes maiores, mas estão encerrados nas experiências de felicidade e prazer, o que limita seu potencial para a maturação espiritual.
A maior oportunidade para desenvolver a compaixão é o presente que as pessoas desagrádaveis nos dão de aprofundar a compreensão, de abrir nosso coração e de abraçar todos os seres sencientes.
Um comentário:
Olá... Adoro entrar aqui porque sempre encontro paz em meio a todo essa negatividade que encontramos na blogosfera... Adoro os textos... Me encontrei no budismo há uns dois anos, mas por diversas vezes (e por ser humana) me perdi dentro de mim mesma... porque é tão difícil ter que conviver com pessoas que gostam de te colocar para baixo e isso todos nós temos que aprender a fazer... Mas é só eu entrar aqui pra eu voltar a ter paz, pessoas que fazem um trabalho como você está fazendo que me fazem voltar a ter fé em mim mesma. Parabéns mesmo pelo blog.
Postar um comentário